sábado, 26 de dezembro de 2015

Localização das actividades económicas e equipamentos públicos

A descrição da localização de alguns serviços e equipamentos públicos, que se fará de seguida, pretende caracterizar os espaços funcionais da área de estudo em 2011, procurando identificar as principais zonas onde se desenvolvem actividades económicas e as centralidades. Simultaneamente, é possível identificar as subsecções onde sobressai uma mono funcionalidade residencial do espaço urbano. Os serviços georreferenciados são de elevada especialização, com excepção das padarias, que são um serviço de proximidade.

A figura seguinte, referente à localização das agências bancárias, permite-nos identificar a localização destes serviços de elevada especialização. A sua localização é representativa da importância do eixo compreendido entre os Novos Arruamentos e o Centro Histórico. Observa-se que as agências bancárias se localizam exclusivamente no lugar de Albergaria-a-Velha e se concentram numa área reduzida, com uma extensão linear inferior a 700 metros, identificativa da principal zona de actividades económicas da área de estudo. As agência bancárias encontram-se na Praça Fernando Pessoa, na Rua José Nunes Alves, na Rua 1º de Maio, na Alameda 5 de Outubro, na Avenida Dr. José Homem de Albuquerque e principalmente no eixo formado pela Praça Ferreira Tavares/Avenida Napoleão Luiz Ferreira Leão, onde se concentram três agências bancárias.

 photo Anexo III.21 Bancos.jpg


A maioria dos equipamentos de Saúde, incluindo as farmácias, centro de saúde e uma clínica privada, encontram-se no eixo económico central, que se estende desde a extremidade sudeste de Assilhó até ao Centro Histórico de Albergaria-a-Velha. Fora deste eixo encontramos apenas duas clínicas privadas, sendo que uma está localizada na Rua Padre Matos e a outra na Rua Marquês de Pombal (Campinho), em edifícios principalmente residenciais; o Posto Médico e de Enfermagem, na Rua dos Mártires da Liberdade, e um Lar de idosos, ainda no Centro Histórico; e o Lar de Idosos da Misericórdia, em Assilhó.

 photo Anexo III.22 Sauacutede.jpg



No que diz respeito aos equipamentos culturais e educativos, observa-se uma maior disseminação pelo território, embora Albergaria-a-Velha concentre os de maior dimensão. Neste lugar localizam-se os equipamentos culturais mais relevantes, entre os quais a Biblioteca Municipal (localizada no Centro Histórico), o Arquivo Municipal e o Cineteatro Alba (localizados no eixo económico central); a Escola Secundária localizada nos Novos Arruamentos, mais propriamente na Rua Américo Martins Pereira; a nova Escola Básica com 1º e 2º Ciclo, edificada numa posição excêntrica em relação ao perímetro urbano, na zona sul da cidade; dois equipamentos de Pré-escolar privados e um público, situados no quarteirão formado pela Avenida Bernardino Máximo de Albuquerque e a Rua Gonçalo Eriz; e um Pré-escolar privado na zona norte do lugar, na Rua 1º de Dezembro. No lugar do Sobreiro, junto ao seu principal eixo (antiga N16), encontra-se a Escola Básica do 1º Ciclo e um Pré-escolar público. Em Campinho localiza-se o Colégio de Albergaria (com valências que vão do Pré-escolar ao Secundário), na zona nordeste, e uma creche privada, na Rua Marquês de Pombal. Encontramos ainda uma Creche privada em Assilhó, na sua zona oeste, conhecida como “Alto de Assilhó”, e uma Escola Básica do 1º Ciclo em Açores, no seu sector sudeste. Na Sr.ª do Socorro, São Marcos e nas Frias não se localiza qualquer equipamento, embora neste último lugar tenha sido recentemente encerrada uma Escola Básica do 1º Ciclo, facto que indicia a perda de relevância local deste lugar.

 photo Anexo III.23 Educaccedilatildeo.jpg



Ao observarmos a figura seguinte, podemos identificar novamente o eixo económico central, onde se destaca um conjunto importante de equipamentos e serviços públicos. Os principais serviços georreferenciados em Albergaria-a-Velha encontram-se nos Novos Arruamentos (a Repartição de Finanças e a Segurança Social, na Rua Prof. Egas Moniz, e o Instituto do Registo e Notariado, na Rua Serpa Pinto) e no Centro Histórico (Junta de Freguesia, Câmara Municipal e Tribunal, na Praça Ferreira Tavares; Registo Civil, Quartel dos Bombeiros Voluntários e Posto dos Correios no eixo formado pela Rua do Hospital e Rua Dr. Alexandre Albuquerque). No lugar de Campinho, no seu eixo central junto ao núcleo histórico, localiza-se o Posto da Guarda Nacional Republicana. Recentemente, foi construído um novo Quartel dos Bombeiros Voluntários na Zona Industrial, no lugar do Taco. Os restantes lugares da área de estudo não possuem qualquer equipamento ou serviço da administração central ou local.

 photo Anexo III.24 Serviccedilos Puacuteblicos.jpg



Por último, os estabelecimentos de panificação têm uma distribuição mais difusa na área de estudo. Em Albergaria-a-Velha, estes concentram-se no eixo económico central (4), no eixo formado pelas ruas do Hospital, Dr. Alexandre Albuquerque e 1º de Dezembro (2) e na Rua Comendador Augusto Martins Pereira (2). Em Campinho, encontramos duas padarias no seu principal eixo, a Rua Eng.º Duarte Pacheco; em Assilhó, existe uma padaria no seu setor nordeste e outra no limite sul; no Sobreiro, encontramos apenas uma padaria. Nos restantes lugares não existe qualquer estabelecimento deste tipo, o que comprova mais uma vez o seu carácter residencial e monofuncional.

 photo Anexo III.25 Padarias.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário